Essa é a segunda parte da análise dos participantes do grupo camarote. Se quiser ver a análise da da linguagem comportamental dos participantes: grupo camarote (parte 1), já foi postado.
Muito se especula sobre cada participante, as primeiras impressões e as possíveis futuras ações e “tretas” na casa. Então, achei interessante fazer uma avaliação de perfil comportamental através das expressões corporais e paraverbais dos participantes.
Se você não entendeu nada do que eu falei, explicarei brevemente. Quando falo de expressão corporal me refiro aos movimentos corporais, expressões faciais e gesticulações. Por paraverbalidade entendemos elementos vocais como tom de voz, velocidade etc. Se você quer entender melhor linguagem não verbal, pede nos comentários que eu falo mais sobre isso em uma postagem.
Já que estamos falando de linguagem não verbal, fiz uma postagem sobre o que o paciente fala quando se cala.
Por último e não menos importante, o que precisamos entender sobre linguagem não verbal é que ela não é uma forma de ler mente, saber o que o outro está pensando ou algo assim, mas sim uma forma de compreender o que a pessoa está sentindo em uma determinada situação.
Eu já fiz a análise da linguagem comportamental dos participantes: grupo pipoca, agora é a hora de falar do camarote. Vou dividir essa análise em duas partes, então fica atento para quando sair a segunda parte, no próximo domingo.
Linha de base pelos vídeos de apresentação
A linha de base é o comportamento em uma situação neutra. As pessoas são diferentes e têm características próprias de sua personalidade. Algumas pessoas serão mais agitadas, outras mais tranquilas, e tudo isso deve ser levado em consideração para a análise. Cada pessoa será comparada a ela mesmo em sua linha de base, não com outras ou com um modelo pré-estabelecido de comportamento.
Os vídeos de apresentação são úteis para identificar a linha de base, ou seja, como a pessoa é em uma situação sem apelo emocional. Isso porque esses vídeos são dirigidos, programados e orientados, ou seja, não são espontâneos, de forma que não dá para fazer a leitura dos sentimentos refletidos.
Reação ao entrar na casa
Examinar a reação dos participantes ao entrar na casa é bastante interessante, pois é um momento de suspensão racional. A entrada na casa tem muitos significados emocionais, somados à surpresa de ver a casa, conhecer os cômodos etc. Nesse momento, a pessoa costuma ser mais emocional do que racional, ou seja, a reação tende a ser mais genuína e menos posada.
É possível compreender melhor isso na postagem que eu fiz sobre comportamento humano diante do isolamento no reality.
Primeiros contatos
O terceiro momento de avaliação estará na observação da interação entre participantes. Tendo a linha de base e a noção das reações emocionais genuínas podemos, por fim, chegar a conclusões sobre o perfil comportamental de cada participante do grupo camarote no BBB22.
Análise dos participantes do Big Brother Brasil 22
Diferente do pipoca, o camarote é feito por pessoas famosas, que ao mesmo tempo que já estão acostumadas com as câmeras e a fama, têm uma reputação que é muito importante para a vida profissional, ou seja, eles têm mais a perder, caso fiquem com uma imagem ruim.
PAULO ANDRÉ CAMILO
Breve histórico: O Atleta olímpico Paulo André é pentacampeão nos 100 metros rasos pelo Brasil.
Linha de base: Paulo demostra tranquilidade, porém frequentemente olha para o lado ou para baixo indicando nervosismo ou pode ter alguém ou algo que do faz sentir mais confiante e seguro, por isso desvia o olhar para o lado ou para baixo, isso pode indicar insegurança ou busca por aprovação.
Reação inicial: A análise da reação de Paulo foi comprometida, pois no momento que ele chegou a câmera estava fazendo um plano muito aberto, sendo impossível decodificar as expressões faciais. Porém sua leitura corporal era segura e sua fala um pouco aérea, indicando uma possível confusão mental devido ao nervosismo.
Primeiros contatos: Sua apresentação foi meio automática e sem grandes reações, excetuando quando falou com Maria, pois parecia conhece-la. Porém, novamente a câmera se distanciava muito, em planos muitos abertos que dificultavam a análise.
NAIARA AZEVEDO
Breve histórico: Naiara é cantora e é uma das mais famosas da casa.
Linha de base: Não consegui assistir o vídeo de apresentação na Naiara, mas assisti outras entrevistas de Naiara e pode-se perceber que ela fica bem à vontade na frente das câmeras e não parece pensar muito antes de falar, ou seja, é espontânea.
Reação inicial: Naiara apresenta uma reação de surpresa, seguida de felicidade. Algo interessante a notar é que Naiara e Arthur foram as únicas pessoas a direcionar aquele momento para si, o que pode indicar um certo egocentrismo.
Primeiros contatos: Naiara não se aproximou para falar com ninguém. Como ninguém foi até ela, ficou sozinha até que Tiago Abravanel foi cumprimentá-la.
LINN DA QUEBRADA
Breve histórico: Linn é cantora, atriz e apresentadora. Ela é uma representante importante da luta pelos direitos dos transsexuais.
Linha de base: Também não foi possível assistir o vídeo de apresentação de Linn, porém é possível observar que ela tem pouquíssimas expressões de fala e articulação e tem movimento de braço e cabeças pontuais marcando a sua fala.
Reação inicial: Ao entrar no programa, Linn se mostrou tranquila e equilibrada, embora um pouco confusa, provavelmente estava controlando emoções mais aparentes.
Primeiros contatos: Linn se mostra bastante empática, entrando na emoção de cada uma que a cumprimentava.
JADE PICON
Breve histórico: Jade é conhecida como influenciadora digital, com mais de 13 milhões de seguidores.
Linha de base: Jade se mostra muito à vontade na frente das câmeras e sua linguagem é bem incisiva com vários gestos que pontuam a sua fala.
Reação inicial: Jade leva a mão ao rosto e arregala os olhos em uma expressão de surpresa, seguida de felicidade.
Primeiros contatos: Ela parece bastante emocionada dando abraços mais longos e apertados nos participantes.
ARTHUR AGUIAR
Breve histórico: Arthur é ator e cantor, é casado com uma cantora também famosa e já foi pego algumas vezes em cenas de traição, logo após, série de acusações do casal saíram nas redes sociais e ambos os lados revelaram muito sobre o relacionamento e o outro. Apesar da enorme polêmica o cantor foi perdoado pela esposa e até fez uma música sobre esse episódio da vida deles.
Linha de base: Arthur apresenta algumas microexpressões de medo e dá várias respiradas fundas ao logo do vídeo, normalmente isso indica nervosismo. Sendo Arthur ator e experiente com as câmeras, a ansiedade deve se relacionar com o programa em si e talvez a repercussão, uma vez que as expressões de medo aparecem justamente quando ele fala do tamanhão e audiência do programa.
Reação inicial: Arhur apresenta um comportamento bem dominante, expande os braços, fala alto. Ele também direciona o momento para si com a frase “cheguei!”.
Primeiro Contatos: Ele demostra expressão de felicidade e sua linguagem corporal indica que gostou de conhecer e falar com os demais participantes.