Como Melhorar a Inteligência Emocional com 5 práticas simples

Para se conhecer melhor e ter melhor relação com os outros, desenvolver a inteligência emocional é imprescindível. Com inteligência emocional, a auto-observação frequente em relação às suas emoções e a identificação das emoções nas outras pessoas permitem uma melhor qualidade de vida e de relações inter e transpessoais.

Apesar de incrível, a Inteligência emocional pode ser trabalhada com atitudes simples, a serem feitas diariamente.

1. Observe e analise seu próprio comportamento

Autoconhecimento é fundamental para o desenvolvimento da inteligência emocional, passe a se auto analisar, e tente entender as suas emoções. Anote em um caderno as emoções que você sente todos os dias e depois tente traçar um perfil exemplo: “Toda vez que fico engarrafado, fico com raiva e normalmente brigo com minha esposa, por isso fico triste”.

Ao desenvolver autoconhecimento você aprenderá seus limites e capacidades, desenvolvendo também, uma maior autoconfiança e autoestima.

2. Domine suas emoções com inteligência emocional

Uma vez conhecendo suas emoções, você deve aprender a controlá-las. Para isso você pode usar algumas práticas diárias como:

  • respiração;
  • meditação;
  • caminhada;
  • corrida;
  • pilates.

A prática regular de atividades físicas, no geral, ajuda a controlar o humor, o estresse e a ansiedade.

3. Aprenda a trabalhar as emoções negativas

Nem todas as emoções são agradáveis de se sentir, porém não há emoções boas ou ruins. As emoções são informações sobre você e a forma como vê o mundo. Aprenda a ler essas informações: sempre que identificar uma emoção negativa tente entender porque está se sentindo assim e depois olhe a mesma situação por outro ângulo, até que a emoção negativa seja substituída por outra, mais positiva.

Práticas de meditação, hipnose e PNL ajudam muito na mudança das emoções.

4. Desenvolva o sentimento de empatia e inteligência emocional

Além de se conhecer, é importante que também entenda o outro e, principalmente, entenda que cada um desenvolve e lida com as emoções do seu próprio jeito. Isso precisa ser respeitado!

Tente sempre se colocar no lugar do outro e pense o que você faria no lugar dele. Às vezes basta simplesmente deixar o outro à vontade para expressar o que sente, sem julgamentos. Independente de concordar ou discordar da opinião da pessoa, aceite seus sentimentos.

5. Formule uma “resposta” em vez de “reagir”

Quando somos afetados emocionalmente costumamos reagir de forma igualmente emocional; porém, se aprendermos a dar respostas racionais, conseguiremos melhor controle de nós e da situação.

O controle emocional pode ser trabalhado pelo treinamento: mentalmente, ou com papel e caneta, ensaie diariamente respostas discursivas e comportamentais para situações que você já identificou que são emocionais para você.

Quer entender como funcionam as nossas emoções, leia postagens sobre psicanálise aqui no blog, que você vai gostar conheça nossos cursos de inteligencia emocional e PNL

Por: Luisa Baroni

Você também pode gostar...

Posts Recentes