Educação Socioemocional na Prática 

A educação socioemocional foi incluída nas novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que dá o prazo de até 2020 para que todas as escolas brasileiras incluam em seus currículos as habilidades socioemocionais. Porém sabemos que apesar de estar nos currículos, essa abordagem não acontece na prática, em especial nas escolas públicas.

Embora a prática deixe a desejar, o BNCC reconhece a importância do desenvolvimento de capacidades que extrapolam os conteúdos cognitivos e afetivos.

O que é a educação socioemocional?

A educação socioemocional é a formação que tem como base a importância dos aspectos emocionais no processo de ensino e de socialização. Trata-se de uma perspectiva que promove de maneira intencional o trabalho com a inteligência emocional e as chamadas competências socioemocionais. Essa formação deve acontecer dentro do contexto diário da educação. A ideia não é ter uma aula teórica sobre o assunto, mas sim que todos os profissionais do ensino sejam capacitados para orientar os alunos nas questões afetivas e emocionais que forem aparecendo da vivência escolar, como uma briga entre alunos, por exemplo.

Dessa forma, para que seja possível uma educação socioemocional na prática escolar, os educadores devem ter formação na área, o que não é algo comum da maioria das escolas.

Atenção Plena, Cérebro, Coração, Mente
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Como Implementar a Educação Socioemocional nas escolas

Por razões relacionadas à lei, as escolas colocaram a educação socioemocional em seus currículos, mas as equipes não têm capacitação na área para colocá-la em prática da forma correta e eficiente. Portanto, para que haja uma formação socioemocional nas escolas é preciso:

Capacitação de professores

O primeiro passo é capacitar os professores a entender o que é e como se ensina educação socioemocional. Os professores são o primeiro contato dos alunos com a escola e se nem eles implementarem a educação socioemocional no cotidiano das aulas, o trabalho dificilmente surtirá qualquer efeito.

Preparo de todo o corpo escolar

Além dos professores, todos os funcionários devem receber preparo para lidar com a emoção dos alunos, tornando o ambiente escolar um espaço seguro para os alunos mostrarem e trabalharem suas emoções com confiança e sem medo de julgamento.

Orientação de pais

Sabemos a importância da família da educação dos filhos, por isso promover encontros que ajudem a orientar os pais sobre como agirem diante das emoções de seus filhos, se torna fundamental.

Criar espaços de discussão

A educação socioemocional está muito vinculada ao debate e a troca de pensamentos e percepções que ajudam a desenvolver a empatia, um dos pilares da educação socioemocional.

Ter um momento harmonioso de debate, permite aos alunos se expressarem, ensina a respeitar opiniões divergentes e a conversar de forma honesta e sem agressão.

O importante é suspender ideias de certo e errado e aceitar as diferenças de valores, crenças e criações dentro da escola.

Exemplo

“Faça o que eu digo e faça o que eu faço”, esse lema tem que ser praticado por todos que pretendem ensinar. Não adianta o professor encorajar seus alunos a falar sobre seus sentimentos, mas não saber lidar com a própria raiva e frustração.

O professor deve se colocar no mesmo lugar emocional do aluno, dizer como alguma atitude o fez sentir e perguntar as emoções que o aluno sentiu a tomar certas ações. Confiança e a reciprocidade são muito importantes em relações socioemocionais.

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Por: Luisa Baroni

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