O Big Brother Brasil 22 é certamente o assunto mais bombado do momento nas redes sociais. Com a sua estreia no dia 17/02, muito se falou sobre os participantes do grupo camarote (os famosos). Muito se especula sobre cada participante, as primeiras impressões e as possíveis futuras ações e “tretas” na casa. Então, achei interessante fazer uma avaliação de perfil comportamental através das expressões corporais e paraverbais dos participantes.
Se você não entendeu nada do que eu falei, explicarei brevemente. Quando falo de expressão corporal, me refiro aos movimentos corporais, expressões faciais e gesticulações. Por paraverbalidade, entendemos elementos vocais como tom de voz, velocidade etc. Se você quer entender melhor linguagem não verbal, pede nos comentários que eu falo mais sobre isso em uma postagem.
Por último e não menos importante, o que precisamos entender sobre linguagem não verbal é que ela não é uma forma de ler mente, saber o que o outro está pensando ou algo assim, mas sim uma forma de compreender o que a pessoa está sentindo em uma determinada situação.
Já que estamos falando de linguagem não verbal, fiz uma postagem sobre o que o paciente fala quando se cala.
Eu já fiz a análise a linguagem comportamental dos participantes: grupo pipoca, agora é a hora de falar do camarote. Vou dividir essa análise em duas partes, então fica atento para quando sair a segunda parte no próximo domingo.
Linha de base pelos vídeos de apresentação
A linha de base é o comportamento em uma situação neutra. As pessoas são diferentes e têm características próprias de sua personalidade. Algumas pessoas serão mais agitadas, outras mais tranquilas, e tudo isso deve ser levado em consideração para a análise. Cada pessoa será comparada a ela mesmo em sua linha de base, não com outras ou com um modelo pré-estabelecido de comportamento.
Os vídeos de apresentação são úteis para identificar a linha de base, ou seja, como a pessoa é em uma situação sem apelo emocional. Isso porque esses vídeos são dirigidos, programados e orientados, ou seja, não são espontâneos, de forma que não dá para fazer a leitura dos sentimentos refletidos.
Reação ao entrar na casa
Examinar a reação dos participantes ao entrar na casa é bastante interessante, pois é um momento de suspensão racional. A entrada na casa tem muitos significados emocionais, somados à surpresa de ver a casa, conhecer os cômodos etc. Nesse momento, a pessoa costuma ser mais emocional do que racional, ou seja, a reação tende a ser mais genuína e menos posada.
É possível compreender melhor isso na postagem que eu fiz sobre comportamento humano diante do isolamento no reality.
Primeiros contatos
O terceiro momento de avaliação estará na observação da interação entre participantes. Tendo a linha de base e a noção das reações emocionais genuínas, podemos, por fim, chegar a conclusões sobre o perfil comportamental de cada participante do grupo camarote no BBB22.
Análise dos participantes do Big Brother Brasil 22
Diferente do grupo pipoca, o camarote é feito por pessoas famosas, que ao mesmo tempo que já estão acostumados com as câmeras e a fama, têm uma reputação que é muito importante para sua vida profissional, ou seja, eles têm mais a perder caso fiquem com uma imagem ruim.
TIAGO ABRAVANEL
Breve histórico: Tiago é da família Abravanel, a dona do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), a segunda emissora com maior audiência do Brasil. Sendo assim, o ator cresceu em uma realidade social de abundância e privilégios.
Linha de base: Tiago se mostra muito natural, afinal está acostumado com as câmeras. Um ponto relevante é que quando ele fala: “Eu Amo Big Brother”, ele faz um sorriso verdadeiro e muda o tom de voz, para uma fala mais assertiva, indicando que ele tem afeição verdadeira pelo programa.
Reação inicial: Ao entrar, Tiago mostra reação de surpresa, seguida por tristeza, que nesse caso significa emoção. Após um tempo a reação é de felicidade genuína, acompanhada tom de voz elevado que indica empolgação.
Primeiros contatos: Abravanel foi bem simpático e acolhedor com todos que entraram na casa, mostrando um lado protetor.
BRUNNA GONÇALVES
Breve histórico: Bruna é dançarina e influencer, mas é conhecida mesmo por ser a esposa da cantora Ludmilla. Porém, em sua entrevista, parece querer construir a própria imagem independente da esposa.
Linha de base: Em sua linha de base, Bruna exibe um sorriso nervoso em três momentos, quando fala que é da baixada fluminense, quando fala que assiste BBB e quando diz que sabe que será julgada, pois já julgou. Esse comportamento indica que ela sente a pressão de estar no programa e tem medo de ficar mal vista.
Reação inicial: Ao entrar na casa e ver o Tiago Abravanel, Bruna expressa surpresa, em seguida oscila entre felicidade e tristeza (emoção).
Primeiros contatos: Assim que entra, ela dá um abraço muito caloroso em Tiago Abravanel, com a chegada de Pedro Scooby, ela se afasta, aparentemente intimidada pela reação entre os dois homens que parecem se conhecer. Conforme as pessoas vão chegando ela parece deslocada, mas Tiago a acolhe e ela se sente mais confortável. Quase todos os participantes falaram primeiro com ele, isso mostra a presença marcante que ele tem, talvez por ser o mais famoso, ou pela sua personalidade mesmo.
PEDRO SCOOBY
Breve histórico: Pedro é surfista profissional e ficou mais conhecido na grande mídia por ter sido casado com a atriz Luana Piovani.
Linha de base: Apesar de ter um tom de voz tranquilo, Pedro Scooby faz alguns gestos pacificadores como acariciar as próprias mãos, isso indica ansiedade. Esses gestos ficam mais evidentes quando fala sobre as expectativas de participar do programa.
Reação inicial: Pedro entrou assustado, mas ao ver Thiago Abravanel, sua expressão mudou automaticamente para felicidade. Seu tom de voz ficou alto e agudo indicando nervosismo e excitação.
Primeiros contatos: Pedro Scooby se mostrou genuinamente simpático com todos que entraram na casa.
DOUGLAS SILVA
Breve histórico: Ator, ficou conhecido ainda jovem ao interpretar o personagem Acerola na série Cidade dos Homens na rede globo.
Linha de base: Por ser ator, se mostra bem confortável diante das câmeras. Interessante observar que quando ele diz que tem grandes chances de vencer o programa ele dá uma respirada funda e faz uma microexpressão de medo.
Reação inicial: O tempo todo sua expressão é de felicidade genuína.
Primeiros contatos: Ao encontrar Eslovênia, os dois criam uma imediata sintonia, também conhecido como rapport. Isso geralmente acontece quando duas ou mais pessoas estão vivendo experiências emocionais parecidas. Há uma identificação e empatia mútua. Os dois passam a fazer movimentos similares, igualarem o tom de voz e a velocidade na fala.
MARIA
Breve histórico: Maria é atriz e cantora, seu papel mais significativo foi como Verena na novela Amor de mãe.
Linha de base: Apesar de ser atriz, Maria parece meio travada no vídeo de apresentação, fazendo movimentos minimalistas com a cabeça e pescoço.
Reação inicial: Provavelmente há uma luz forte apontada para quem entra na casa e antes o ambiente devia ser escuro, pois Maria franze a testa, expressão associada à raiva e expressa desconforto. Isso foi visível em todos os participantes do grupo pipoca devido ao sol forte, mas agora está noite. Douglas Silva também protege os olhos ao entrar na casa, reforçando a ideia de luz forte.
Diante disso quero ressaltar a importância de se levar o contexto sempre em consideração na hora de fazer uma análise não verbal, nesse caso, a testa franzida é para se proteger da luz e não tem associação com raiva, é um exemplo de contexto de ambiente externo influenciando na análise.
Primeiro Contatos: Ela parece bem entusiasmada com a casa e fala com todos os participantes de forma cordial sem demostrar particular interesse ou conexão com nenhum.