A Arteterapia é o uso das ferramentas artísticas e da criatividade para reconhecer, aprimorar e desenvolver habilidades emocionais; ou seja, é a junção da arte com a psicologia. A utilização da arte terapia é milenar, sendo parte da medicina tradicional chinesa e tem como objetivo trazer bem estar para as pessoas, permitindo que elas conheçam melhor a si mesmas, obtenham mais saúde mental e controle emocional.
A arte terapia é indicada em todas as idades, tendo habilidades e funções diferentes em cada fase da vida.
Como aplicar arteterapia na Infância
A arteterapia tem que levar em conta cada momento psíquico da criança, por isso a forma de trabalho com crianças é diferenciada em cada etapa do desenvolvimento psicossocial.
Porém, por se tratar de criança, todoas as atividades devem ser lúdicas e podem explorar ao máximo a criatividade, pois as crianças são extremamente criativas e apresentam poucos bloqueios à expressão, como timidez etc.
O objetivo é auxiliar a criança a expressar suas emoções, compreender e aprender a lidar com conflitos externos e internos. Por serem crianças, muitas vezes dão conseguem entender sentimentos e acabam guardando-os do inconsciente; lá acabam gerando uma série de problemas que só irão aparecer mais tarde em sua vida.
Quanto mais nova a criança, maior a dificuldade de expressar aquilo que sentem, verbalizam menos e tem outras formas de comunicações, por isso, o atendimento a ela é feito de forma lúdica, ou seja, “brincando”. O mais recomendado é uso de histórias, teatro, massinha, desenhos e afins.
Como aplicar Arteterapia na Vida de Jovens e Adolescentes
A adolescência é uma fase muito conturbada para qualquer um. Além das explosões hormonais, o jovem está em um período em que ainda não é adulto, mas também não é mais criança. Esse período gera muitas incertezas, medos e desgaste emocional. O adolescente começa a sentir física e emocionalmente coisas que nunca sentiu antes e passa a não conseguir “controlar” o próprio corpo.
O principal problema do adolescente é que ele não se sente ouvido ou compreendido, especialmente pelos adultos. Na verdade, nem ele mesmo consegue entender o que está acontecendo com ele, o que quer ou do que gosta, apesar de ser constantemente cobrado para dar essas repostas.
Sendo assim, a coisa mais importante que o terapeuta precisa fazer é ouvir e nunca diminuir ou menosprezar os sentimentos do jovem dizendo coisas como “isso é coisa da idade” e “todo adolescente passa por isso”.
Para adolescentes, a terapia individual é mais recomendada do que a em grupo.
Como aplicar Arteterapia na Vida Adulta
O adulto já está com sua construção psíquica formada, por isso, a arteterapia é uma deve conduzir o cliente ao autoconhecimento, desenvolver a autoestima e estimular o crescimento interior, abrir novos horizontes e ampliar a sua consciência.
A arteterapia em adultos deve servir não só para expressar e lidar com emoções, mas também para encontrar a fonte dessas emoções na infância e adolescência. Sendo assim, encenar a infância, momentos marcantes do passado e eventos emocionais se tornam as ferramentas mais úteis para a terapia em adultos.
Para adultos a terapia individual é mais recomendada do que a em grupo.
Como aplicar Arteterapia na Terceira Idade
A terceira idade é a faixa etária onde mais cresce o número de pessoas com depressão. Isso se deve ao fato da sociedade moderna não ter um espaço apropriado para eles. Tédio, medo da morte, sensação de inutilidade, luto e solidão são as principais dores emocionais da terceira idade.
A arteterapia desempenha um papel fundamental na saúde física, intelectual e mental. Isso porque, além de exercitar o corpo, ela também estimula a mente do idoso. Assim, ele consegue lidar melhor com as mudanças psicológicas da terceira idade e essa metodologia acaba sendo uma maneira de expressão.
A arteterapia deve estimular a memória e valorizar as características individuais de cada um deles. É importante estimular que o idoso faça planos e pense no futuro, pois é muito comum que eles não tenham perspectivas de nada além da morte.
Para idosos, a terapia em grupo é mais indicada, pois a socialização é algo vital nessa fase da vida.
Você se interessa por arteterapia? Baixe o ebook gratuito e saiba mais sobre o assunto.
Veja também os nossos cursos.