As provas de resistências no Big Brother Brasil são as preferidas do público, isso porque revela a força de vontade, motivação e mérito dos participantes. Além da resistência física, essas provas revelam muito sobre a condição mental dos participantes.
Primeira prova do BBB22
O BBB22 já iniciou com a primeira prova sendo de resistência. Nessa prova, a pipoca Barbara utilizou duas técnicas muito interessantes junto a sua dupla Laís.
Em primeiro lugar, Barbara pediu que Laís sorrisse. Isso parece bobagem, mas não é, e certamente ajudou a dupla a ganhar a imunidade.
Ao sorrimos, o nosso organismo libera um neurotransmissor chamado serotonina. A serotonina regula funções como o ritmo cardíaco, o sono, o apetite, o humor, a memória e a temperatura do corpo. Ter essa substância em equilíbrio é fundamental para uma vida feliz e bem disposta.
Sabemos que os maiores desafios na prova são a fome, o sono, o cansaço e o frio, o que foi dito até por outros participantes. Sendo assim, o sorriso ajudou a reduzir o sono, o cansaço o frio e a fome, ou seja, reduziu todos os incômodos físicos que são desafiadores em uma prova de resistência.
Isso acontece porque o nosso cérebro inconsciente, que controla as emoções, não sabe a diferença entre causa e consequência. Para ele, se você sorri quando está feliz, quando você sorri, logo está feliz, então é produzida a sensação de bem-estar. Por isso é recomendado que todos sorriam, ao menos, uma vez por dia, mesmo que seja sem vontade, porque isso nos trará sensação de bem-estar.
Como consequência secundária, o sorriso passou a imagem de felicidade e tranquilidade para o concorrente Luciano que, por não estar trabalhando o emocional, sentiu ainda mais o próprio desgaste físico.
A segunda técnica usada foi a visualização criativa. Além de não ter noção temporal (antes e depois, causa e consequência), o nosso cérebro emocional também não é capaz de diferenciar fato e imaginação.
A visualização criativa é uma técnica que busca criar uma imagem mental ideal, diferente da realidade vivida. Quando Barbara diz para Laís se imaginar de banho tomado, descansada, sentada no sofá, o cérebro inconsciente se confunde se ela está descansada no sofá ou cansada na prova, isso reduz os sinais hormonais de cansaço enviados pelo cérebro, deixando-as menos cansadas.
Recorde de prova de resistência BBB18
Outra prova de resistência do BBB que ilustra a importância do mental, foi o recorde do programa que terminou em empate entre Ana Clara Lima e Kaysar Dadour. Foram 42 horas e 58 minutos de prova, na qual eles ficaram de pé em uma plataforma giratória. A disputa foi encerrada pelo programa, por preocupações médicas com o estado físico dos participantes. A prova disputada tinha como prémio uma vaga na semifinal do programa e um carro 0km.
A capacidade de bater esse recorde se deu por duas razões principais, além da capacidade física da dupla, é claro! A primeira razão foi a motivação. Vaga na semifinal de um programa que deixa um milionário e um carro, são recompensas fantásticas!
A segunda razão é menos óbvia, mas igualmente importante: a comparação. De um modo geral, muito da nossa compreensão de nós mesmos vem da observação dos outros. Se você chega em um lugar onde as pessoas estão tristes e sérias, você também se sentirá assim, mesmo que não saiba o motivo da tristeza delas. Somos seres sociais e nos definimos pelo grupo. É como se o nosso cérebro entendesse: “se ele consegue, eu também consigo”.
Se a prova fosse realizada de maneira individual, marcando os tempos isoladamente, ou se fosse impossível saber quem ainda está na disputa, certamente os dois não ficariam tanto tempo.
Resistência física e mental
Essas provas de resistência são exemplos incríveis que mostram como o físico e o mental estão diretamente conectados, como o que pensamos e sentimos influencia nosso corpo e nossa saúde. É por isso que saúde física e mental devem andar juntas e não se pode ser saudável se negligenciar suas emoções. Se você está psicologicamente mal ou desgastado procure um profissional e cuide da sua mente e do seu corpo.