Freud explica? Essa frase é muito utilizada para dizemos que algo que não compreendemos deve ter algum tipo de explicação e que provavelmente Sigmund Freud seria aquele que poderia explicar. Isso se deve ao fato de que o pai da psicanálise, ao identificar o inconsciente, conseguiu dar inúmeras respostas que a ciência e a medicina eram incapazes de responder antes dele.
Para te ajudar com algumas dessas respostas, essa matéria irá trazer 10 termos e conceitos famosos de Freud, bem explicados e aplicados aos dias de hoje para você saber se Freud realmente explica tudo.
1 – ATO FALHO
É quando fazemos ou falamos algo sem querer porque inconscientemente pensamos naquilo. Saiba mais
Exemplo: Uma criança mente para a mãe dizendo que não viu o irmão que está escondido, mas olha exatamente para o lugar onde o irmão se escondeu.
2 – NEUROSE DE DEFESA
Nosso cérebro tem vários mecanismos para nos proteger de dores emocionais e para isso desenvolve algumas ferramentas mentais para evitar essa dor.
Exemplo: Uma mulher que já foi traída pelo namorado, passa a desconfiar de todos os namorados para evitar ser traída (o que dói) de novo.
3 – INCONSCIENTE
Parte da nossa mente onde está nossas emoções. O inconsciente não é reacional, ou seja não funciona de acordo com a lógica. É também o responsável pela automatização da rotina. Saiba mais
Exemplo: Todo dia eu saio de casa e viro a direita em direção ao trabalho. No domingo saio de casa, devo ir para o shopping virar a esquerda e mesmo falando e pensando sobre o shopping ao sair de casa viro a direita pelo hábito.
4 – SUPEREGO
É a parte na nossa mente responsável pelas regras sociais internalizadas, ou seja, que adotamos como nossas. Saiba mais
Exemplo: Imagina que amanhã fica permitido e seguro andar pelado na rua e está muito calor. Você andaria pelado? Provavelmente não, pois internalizamos que andar pelado é errado.
5 – PULSÃO E DESEJO
É a foça do desejo, a energia que nos move em direção aquilo que queremos.
Exemplo: Eu posso querer economizar, mas se fico com muita vontade de comer pizza gasto na pizzaria mesmo tendo comida pronta em casa.
6 – COMPLEXO DE ÉDIPO
Fase da vida infantil em que a criança começa a se imaginar adulto e tem como referência os pais. Assim, o filho se imagina sendo o pai, casado com a mãe e a menina se imagina sendo a mãe e casando-se com o pai. Mesmo depois de adultos, ainda “imitamos nossos pais”. Saiba mais
Exemplo: A filha veste as roupas da mãe e começa a falar com as bonecas como a mãe fala com ela.
Exemplo: Mulher que após virar mãe faz com a filha o que sua mar fazia com ela.
7 – RECALQUE E REPRESSÃO
Quando uma memória ou pensamento causam dor emocional o nosso cérebro nos protege “esquecendo” ou modificando a lembrança. O recalque é esse processo inconsciente, não intencional. A repressão é o “esquecimento” inconsciente, não intencional. Saiba mais
Exemplo: O namorado terminou com a namorada que queria manter o namoro. Chateada e envergonhada a namorada começa a dizer que ela quem terminou o namoro. Ao longo do tempo, de tanto repetir isso ela mesmo não se lembra que foi ele quem terminou e se convence de que foi ela.
8. ID
A parte de nós que é responsável pelos instintos e desejos. Ele ignora qualquer regra social ou racional, só quer o prazer imediato. Saiba mais
Exemplo: A pessoa quer fazer dieta, mas não resiste a comer chocolate.
9 – PROJEÇÃO
A nossa mente relaciona duas coisas diferentes, gerando o mesmo sentimento pelas duas.
Exemplo: Quando era pequeno, a avó sempre fazia bolo de fubá para o neto. A avó morre e o neto sofre muito com a perda. Anos depois disso, o neto não come mais bolo de fubá, pois inconscientemente lembra a avó e a dor de perdê-la.
10 – DESLOCAMENTO
Assim como a projeção, o deslocamento relaciona duas coisas diferentes, porém há a transferência total da emoção.
Exemplo: A mulher foi traída pelo marido e resolveu perdoar, porém exigiu que ele trocasse de carro, pois a traição aconteceu após a compra do carro novo.
Deixe nos comentários comportamentos que eu respondo como Freud explica isso.
Conheça mais nos nossos outros testos sobre Freud e sobre Psicanálise.
Esses são os principais conceitos de Freud, mas se você quiser saber mais sobre termos da psicanálise e da psicologia conheça o nosso dicionário psicanalítico.
Por Luisa Baroni