Como aprender Neurociência

Foto de uma maquete de metade de um cérebro humano.

Aprender neurociência é uma opção atrativa para quem busca conhecer sobre o sistema nervoso e os comandos dados pelo cérebro. Sua análise é baseada na tríade do sistema nervoso: o cérebro, os nervos periféricos e a medula espinhal. 

A proposta da Neurociência não é explicar apenas as ações e reações do corpo, mas também os fenômenos da mente. Desse modo, é possível elucidar sobre as estruturas que fazem parte dos processos de desenvolvimento e suas alterações ao longo da vida.

A Neurociência também permite a compreensão das estruturas da mente, ajudando a entender as capacidades de aprendizagem, a organização das informações, a memória, a manutenção e a alteração de comportamentos e o controle e manifestação das emoções.

Continue a leitura para conhecer mais sobre o ramo da Neurociência, e como estudar para iniciar nessa área.

 

O que é a Neurociência?

A princípio, a área da Neurociência surge restrita ao aspecto biológico. Dessa forma, seu foco eram os comandos dados pelo cérebro, transportados e executados por outras partes do organismo.

Por ocasião da divisão das ciências entre o cérebro – a parte física – e a consciência humana – algo intangível e reservado à religião, filosofia e, mais tarde, à psicologia, o estudo da neurociência ficou mais restrito a uma área tipicamente médica, focando em como o cérebro exerce influência sobre os outros órgãos do corpo e, em especial, como comanda as necessidades e  desejos.

Modelo 3D do cérebro humano, ilustrando o tema Neurociência.
Ilustração do cérebro em 3D. Fonte: Unsplash.

 

Com o avanço dos estudos e novas descobertas, aprender neurociência ganhou mais relevância conforme o cérebro se tornou protagonista em eventos e experimentos. Desse modo, ficou clara a sua ligação e correlação com a consciência, provocando uma série de questionamentos que buscavam compreender seu papel nas decisões humanas. Foi desse modo que a neurociência ganhou reconhecimento para explicar também os fenômenos da mente. 

De acordo com o neurocientista Sidarta Ribeiro, em seu artigo “Tempo de Cérebro”, podemos observar a seguinte definição de neurociência:

“No encontro entre matemática, física, química, biologia, psicologias, filosofia e artes, as neurociências fascinam o público pela possibilidade de compreensão dos mecanismos das emoções, pensamentos e ações, doenças e loucuras, aprendizado e esquecimento, sonhos e imaginação, fenômenos que nos definem e constituem.”

Os principais temas ao aprender Neurociência hoje

Sidarta Ribeiro elenca os cinco tópicos neurocientíficos mais atuais:

  1. Envelhecimento;
  2. Educação;
  3. Drogas;
  4. Retorno científico à psicanálise;
  5. Consciência.

O envelhecimento entrou em pauta graças ao aumento da expectativa de vida humana. Estudar doenças neurodegenerativas, como o Parkinson e o Alzheimer, é essencial para que a humanidade possa experienciar uma velhice saudável e tranquila. Neste ponto, a neurociência investiga as causas, processos, tratamentos e medidas que podem levar à cura das doenças neurodegenerativas.

A educação se torna um tópico para que a neurociência compreenda melhor as bases biológicas, psicológicas e pedagógicas do aprendizado escolar. Assim, é possível diminuir o abismo educacional entre diferentes países e níveis de poder aquisitivo. Uma das descobertas alcançadas pela neurociência foi a relação entre a desnutrição e os transtornos de aprendizado.

O estudo das drogas é relevante para a neurociência, pois, em trabalho conjunto com a psicologia, é possível encontrar alternativas para diminuir os efeitos adversos, encontrar alternativas que combatam distúrbios psiquiátricos, e promover a saúde mental.

Já o retorno científico à psicanálise trata de uma compensação ao período do século XX, em que a psicanálise sofreu rejeição por parte dos especialistas. Atualmente, as abordagens neurocientíficas ajudam a dar crédito às teorias de Sigmund Freud sobre o inconsciente, definido como um banco que reúne todas as memórias e combinações entre elas.

Por fim, a consciência é um dos maiores mistérios estudados pela neurociência. Aprender neurociência trouxe uma elucidação a respeito dos processos de fluxos distribuídos por várias regiões cerebrais. Assim, os especialistas compreendem cada vez mais sobre a imaginação e seus processos narrativos. 

 

Quais os campos da Neurociência?

Aprender Neurociência abre portas para diversas áreas, graças à abordagem multidisciplinar. 

Foto de perfil de uma maquete do sistema nervoso humano.
Maquete do sistema nervoso. Fonte: Unsplash.

 

Os campos da Neurociência permeiam ciências como: Antropologia, Educação, Linguística e Medicina. As cinco especificidades da Neurociência são:

  • Neurofisiologia: investigação das funções do sistema nervoso;
  • Neuroanatomia: estudo da estrutura do cérebro, medula espinhal, nervos e terminações nervosas;
  • Neuropsicologia: pesquisa a relação entre o sistema nervoso, o comportamento humano e os processos psicológicos;
  • Neurociência comportamental: está atrelada à Psicologia e se aprofunda na investigação da conduta humana e a influência do inconsciente nas decisões;
  • Neurociência cognitiva: volta-se ao entendimento do pensamento, da memória e da dinâmica do aprendizado.

 

O que estudar para aprender Neurociência?

Para ser um neurocientista é preciso possuir uma graduação. Existe um curso de graduação em neurociência, oferecido pela Universidade Federal do ABC. Porém, antes é necessário obter o bacharelado interdisciplinar de Ciência e Tecnologia.

Representação 3D de um neurônio para ilustrar o ato de aprender Neurociência.
Representação 3D de um neurônio. Fonte: Unsplash.

 

O melhor caminho para quem quer aprender neurociência e aplicar nas várias possibilidades disponíveis é optar por cursos de especialização, pós-graduações e mestrados. 

Na Baroni Educar, é possível fazer diversos cursos sobre Neurociência e suas áreas relacionadas:

 

Os cursos de pós-graduação Lato Sensu são chancelados pelo Centro Universitário Gama e Souza (UNIGAMA) e seguem a metodologia do Ensino Híbrido. 

 

Vantagens de aprender Neurociência na Baroni

  • Habilita a lecionar no ensino superior
  • Aula EAD online e ao vivo
  • Todo material incluído
  • Tutoria online
  • Grupo de estudo   
  • 2 anos de acesso
  • Contato via WhatsApp
  • Estágio incluso com orientação semanal

Aprender Neurociência pela Baroni é possível de qualquer lugar do Brasil. Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC, e as vantagens asseguram a melhor experiência ao aluno.

Confira todos os cursos da Baroni Educar e continue acompanhando o blog para saber mais sobre as áreas de conhecimento.

 

 

Você também pode gostar...

Posts Recentes