Psicopedagogia clínica e psicopedagogia institucional: Entenda as diferenças

Profissional de psicopedagogia institucional e clínica atendendo um paciente com atividades escolares

A psicopedagogia institucional e a psicopedagogia clínica são os dois principais enfoques da profissão. Essas áreas do conhecimento vão além de uma simples junção de termos, e têm um grande potencial na qualificação e melhoria dos processos de ensino.

Se você tem interesse pela área da psicopedagogia, aqui poderá tirar suas dúvidas sobre a psicopedagogia institucional e a clínica. Assim, será possível escolher com mais confiança a sua área de atuação, conforme suas pretensões profissionais.

Lembrando que, se você gostaria de conhecer a psicopedagogia de um modo geral, temos aqui no blog o guia sobre o que é psicopedagogia. Recomendamos que comece sua leitura por lá! Assim que você adquirir essa base sobre a área, podemos seguir nos aprofundando sobre as diferenças entre a psicopedagogia institucional e clínica. Aproveite!

 

O que é a Psicopedagogia Institucional

Profissional de psicopedagogia institucional exercendo atendimento para um grupo de adultos em uma empresa
Psicopedagoga institucional atendendo um grupo em uma organização

A psicopedagogia institucional é a ciência que estuda o fenômeno da aprendizagem. Essa vertente é direcionada para escolas, associações, órgãos ou empresas, pois será trabalhada a construção do conhecimento do sujeito conforme sua relação com a socialização e os conhecimentos disponíveis. A área da psicopedagogia institucional vem sendo muito procurada pelos profissionais, pois está ganhando destaque e crescendo muito nos últimos anos.

Desse modo, o psicopedagogo institucional tem a função de avaliar o comportamento de alunos, pacientes ou funcionários, e identificar os fatores que interferem na aprendizagem ou desempenho desses indivíduos. Assim, o profissional poderá oferecer soluções para superar essas dificuldades. Nessa vertente, o psicopedagogo também promove atividades de ampliação do desempenho cognitivo. Os pacientes podem ser atendidos em grupo ou individualmente. 

Confira alguns exemplos de diferentes atuações do psicopedagogo institucional:

  • Escolas: diagnósticos sobre as práticas pedagógicas da escola, orientação aos professores e gestores sobre os processos de ensino e desenvolvimento de práticas que fortalecem o relacionamento dos alunos com os educadores;
  • Empresas: realização de treinamentos para melhorar o desempenho e o relacionamento interpessoal entre os colaboradores;
  • Hospitais: acompanhamento dos pacientes que precisam se afastar da escola por motivos de internação, contribuindo para o seu desenvolvimento e para a inclusão escolar das crianças no período pós-hospitalar.

A atividade é regulamentada pelo projeto de Lei 031/2010, aprovado pelo Senado Federal. A Lei regulamenta a atividade profissional de Psicopedagogia Institucional e Clínica para os graduados em Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia e/ou cursos de licenciatura.


A pós-graduação em Psicopedagogia Institucional

Para se capacitar em psicopedagogia institucional, o ideal é procurar o curso de pós-graduação na área. O curso tem o objetivo de formar profissionais capacitados para detectar as causas das dificuldades de aprendizagem dos alunos, podendo assim encaminhá-los para processos educativos adequados. 

A pós-graduação em psicopedagogia institucional é indicada para educadores das redes pública e privada. Além disso, profissionais da educação e demais pessoas interessadas pelo tema podem cursar essa pós. 

Essa pós-graduação tem cerca de 450 horas de duração. Nesse período, o aluno terá acesso às disciplinas necessárias para se tornar um profissional apto para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. O curso também pode ser realizado na modalidade EAD.

 

O que é a Psicopedagogia Clínica?

Profissional de psicopedagogia clínica atendendo uma criança individualmente com atividades lúdicas envolvendo um ábaco
Psicopedagoga clínica atendendo em consultório

Já a psicopedagogia clínica acontece com atendimentos individuais em consultórios ou clínicas hospitalares. Nessa área, o profissional realiza o diagnóstico psicopedagógico, colocando ênfase nas possibilidades e dificuldades do indivíduo. 

O psicopedagogo clínico também pode encaminhar o paciente para atendimento com outros profissionais como pediatras, psicólogos, fonoaudiólogos e outros. Além disso, é possível que o profissional envolva a família e os professores do paciente no atendimento clínico, caso necessário. Afinal, é papel dele compreender como são as relações familiares e sociais do indivíduo.

Assim, o psicopedagogo clínico contribui com análise do sistema em escola, instituições de ensino ou de reabilitação. Pode também aplicar testes psicopedagógicos. O tratamento clínico acontece na forma de terapia, e pretende eliminar ou minimizar as barreiras de aprendizagem do paciente.

A pós-graduação em Psicopedagogia Clínica

Geralmente, é comum encontrar o curso de pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica, que envolve ambas as vertentes. Porém, também é possível encontrar uma pós-graduação focada exclusivamente na abordagem clínica, caso seja a sua preferência. 

O objetivo do curso é especializar profissionais no campo lúdico-criativo, integrando aspectos teóricos e experimentais. Ao cursar essa pós, você será capacitado para o trabalho de intervenção psicopedagógica, adquirindo conhecimento para atuar tanto na prevenção quanto no tratamento dos problemas de aprendizagem.

A pós focada em psicopedagogia clínica visa considerar o sujeito no seu meio escolar, sociocultural e familiar. Além disso, busca viabilizar o enfoque preventivo dos Transtornos/Dificuldades de Aprendizagem. Essa pós-graduação pode ser encontrada com duração média de 620 horas, e pode ser cursada à distância.

 

Diferenças entre Psicopedagogia Clínica e Psicopedagogia Institucional

Por fim, podemos concluir que a principal diferença entre os dois enfoques é que a psicopedagogia institucional é direcionada para a atuação em ambientes sociais, e atua de maneira mais preventiva. Enquanto isso, a psicopedagogia clínica é exercida em consultórios, trabalhando de forma terapêutica

O psicopedagogo institucional atua em organizações, trabalhando em conjunto com gestores e alunos. Seu intuito é de criar ambientes favoráveis ao aprendizado, e principalmente, prevenir barreiras que dificultem o desenvolvimento. 

Já o psicopedagogo clínico trabalha atendendo diretamente os indivíduos que já apresentam dificuldades de aprendizagem. Nessa vertente, o profissional deve identificar as causas e propor tratamentos de modo direcionado.

Conheça a pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Baroni Educar

Se você se identificou com ambas as áreas de conhecimento da psicopedagogia, aproveite para conhecer a pós-graduação da Baroni Educar. Disponível em EAD, presencial ou híbrido, o curso é reconhecido pelo MEC e tem foco em atividades práticas.

Saiba mais e matricule-se agora

 

 

Você também pode gostar...

Posts Recentes