Você conhece a Psicanálise Infantil? Essa abordagem da psicologia clínica possui teorias e técnicas distintas, criadas para compreender o psiquismo infantil e intervir com tratamentos adequados para essa fase da vida.
Apoiada por uma versão intensiva da terapia lúdica, a Psicanálise Infantil baseia-se nos princípios do tratamento dos adultos, mas a forma de abordar os conflitos e impedimentos do desenvolvimento são adaptadas ao modo que as crianças interagem com o mundo. Afinal, para que elas possam se abrir com relação aos medos, sentimentos e problemas, é preciso ter uma atenção especial.
Como surgiu a Psicanálise Infantil
Assim como a psicanálise tradicional, podemos encontrar a origem da Psicanálise Infantil no legado de Sigmund Freud. Porém, esse legado não se trata de um livro, mas de sua filha!
Anna Freud, em conjunto com Hermine Von Hug-Hellmuth e Melanie Klein, foram as primeiras psicanalistas a atenderem crianças. Caso você já tenha estudado sobre Freud, sabe que ele analisou o Pequeno Hans, de 3 anos. Mas essas observações foram feitas pelo pai da criança, que se encontrou apenas uma vez com o psicanalista.
O uso da clínica psicanalítica voltada para crianças começou com um estudo pedagógico, com a ação do profissional principalmente como auxiliar nos processos de aprendizagem.
A princípio, a abordagem ficava em compreender a parte consciente do paciente – ou o Ego – e de forma secundária o inconsciente, mas desde o início com a valorização de processos como sonhos, fantasias diurnas, desenhos e com o uso de jogos (como aponta David E. Zimerman em seu livro Manual de Técnica Psicanalítica: Uma Re-Visão).
Melanie Klein propôs uma modificação básica da psicanálise, substituindo a fala do paciente pela associação livre pelo brincar como material clínico. Ou seja, a brincadeira passou a ser uma via de acesso aos conteúdos do inconsciente da criança, de maneira equivalente à linguagem verbal do adulto.
A compreensão sobre a técnica do brincar trouxe a compreensão da vida mental primitiva. A partir desse momento, foi possível elaborar a caixa de brinquedos (ou caixa lúdica), uma ferramenta conhecida do profissional de Psicanálise Infantil.
O uso da Caixa Lúdica na Psicanálise Infantil
A Caixa de Brinquedos/Caixa Lúdica, introduzida por Arminda Aberastury, é um recurso para ajudar na representação do mundo interno da criança, além de contingente de suas representações inconscientes e relações objetais (relações emocionais entre sujeito e objeto, saiba mais sobre a teoria aqui). Por exemplo, existem psicoterapeutas que aderem ao uso de uma Caixa Lúdica diferente para cada criança, o que não é regra, mas ajuda a personalizar e aprofundar a abordagem.
Não existe uma regra sobre o que escolher para compor a Caixa Lúdica. Entretanto, é importante antecipar o modo que certas brincadeiras podem se desenrolar, podendo levar à necessidade de um ambiente adequado ou materiais de limpeza para “organizar” o espaço após o uso. Por exemplo, se você escolher um pincel e tinta, será preciso deixar à sua disposição também papel, toalha e água para a limpeza de manchas, além de considerar um ambiente adequado para facilitar a organização após a sessão.
A caixa lúdica é uma “caixa de ferramentas” e não um fim em si mesma sendo utilizada pelo psicanalista infantil como uma forma de acessar o conteúdo do inconsciente infantil através da brincadeira.
De forma geral, a caixa em si pode ser composta de madeira, plástico ou papel, geralmente personalizada para ser atrativa e amigável para as crianças. Os itens mais usados por psicanalistas são:
- Papéis sulfite (brancos e coloridos);
- Papel kraft;
- Lápis (grafite e coloridos);
- Aquarela;
- Apontador;
- Giz de cera;
- Massinha;
- Retalhos;
- Perflex;
- Cola (bastão e/ou líquida);
- Fita adesiva;
- Barbante;
- Jogos de mesa, como damas e dominó;
- Brinquedos: fazendinha, família terapêutica, carrinhos, casinhas, etc.
Deve ser dada atenção especial para a opção de incluir borracha e/ou tesoura sem ponta. Estes objetos são interessantes para ajudar o psicanalista a analisar como a criança lida com suas frustrações ao ter a possibilidade, ou não, de apagar falhas e separar objetos.
A Caixa Lúdica é utilizada para observar o modo que a criança explora ou não cada material, a forma que os organiza e estrutura brincadeiras, a temática dessas brincadeiras, bem como suas regras, histórias, situações e conflitos emergentes.
Quais questões são tratadas pela Psicanálise Infantil?
A psicanálise infantil é indicada para quase todas as dificuldades que a criança possa estar vivenciando, mas nem sempre será a única a atuar no tratamento de problemas psicológicos.
Pode ser necessário, por exemplo, uma terapia em conjunto com Fonoaudiólogos, Nutricionistas, Terapeutas Ocupacionais ou até mesmo o suporte médico, com o apoio de alguma medicação.
A Psicanálise Infantil pode atuar tanto REFERENCIADA por alguma outra especialidade como no primeiro atendimento das demandas da criança. Alguns exemplos de comportamentos que podem ser mediados a partir da Psicanálise Infantil são:
- Irritabilidade persistente e/ou tristeza com menor interesse ou prazer na vida diária;
- Inibições marcadas que interferem na socialização e/ou aprendizagem;
- “Regressões” recorrentes em crianças que, de outra forma, têm alto desempenho;
- Ansiedades excessivas, como ansiedade de separação, algumas fobias e preocupações crônicas;
- Infelicidade com o papel de gênero;
- Relações altamente conflituosas com os pais e/ou irmãos, apesar de funcionar adequadamente em outros lugares;
- Medo de crescer ou envelhecer;
- Resistência a assumir as exigências da próxima fase de desenvolvimento, incluindo o apego a padrões anteriores de comportamento de maneira regressiva;
- Má socialização com grupos;
- Falta de vontade de aceitar críticas e/ou excessiva sensibilidade a lesões à autoestima, com reações como o derrotismo ou a resistência ao aprendizado;
- Extremo perfeccionismo e/ou rituais que interferem na adaptação social ou escolar;
- Reações não resolvidas, persistentes com relação a traumas de infância, como perda de um dos pais, divórcio ou abuso.
Como esses comportamentos podem fazer parte de diversos diagnósticos, é recomendado que a criança seja acompanhada por outros especialistas em um trabalho em conjunto com a Psicanálise Infantil.
Porém, o método pode beneficiar crianças com espectro autista ou psicóticas, especialmente se já foram diagnosticadas por um psiquiatra.
Por que a Psicanálise Infantil é especial e necessária?
As crianças não costumam revelar seus pensamentos e sentimentos mais íntimos prontamente. Principalmente para adultos que não fazem parte significativa de suas vidas. Desse modo, as palavras são a principal escolha para expressar a experiência traumática, e o analista precisa dedicar tempo e esforço em cada paciente. A capacidade de usar palavras por conta própria para explorar a mente é uma conquista de desenvolvimento, geralmente alcançada apenas na adolescência.
Por isso, a Psicanálise Infantil é uma abordagem que tem muito a contribuir para ajudar crianças. Ela ajuda a evitar sofrimentos no futuro e situações mal resolvidas, impedindo que se tornem um peso carregado por toda a vida. As atividades lúdicas tornam essa tarefa mais prazerosa para a criança, e revelam diversos aspectos de sua mente sem causar desinteresse pelo atendimento.
Como se tornar um psicanalista infantil
A formação completa em Psicanálise Infantil está disponível na Baroni Educar. O curso traz toda base teórica e prática para o atendimento terapêutico de crianças de 4 a 12 anos de idade. Você também terá acesso às técnicas usadas em consultório, e aprenderá a melhor maneira de orientar os pais de cada paciente.
Após o curso, você poderá atuar como psicanalista, estando habilitado para abrir seu próprio consultório ou associar-se a consultórios terapêuticos. Além disso, você poderá optar pela atuação corporativa, como em hospitais e escolas, e atender online.
Os alunos do curso de psicanálise do Baroni Educar saem com filiação de um ano na Ordem Nacional de Psicanalistas. Não há qualquer obrigação com a manutenção da filiação por parte do estudante. As filiações e conselhos são tratados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (2515.50/2002), Ministério Público Federal (parecer 309/88) e da Saúde (Lei 12.933/08).
A formação anterior em psicologia não é necessária, pois o curso oferece a formação completa profissional em psicanálise, prática clínica terapêutica.
Os únicos pré-requisitos para a sua certificação serão:
- Entrega completa da documentação
- Aprovação em todas as avaliações (18 avaliações)
- Cumprimento de 200 horas de atividade complementar
- Cumprimento de 200 horas de estágio
- Cumprimento de 100 horas de análise pessoal
Além de receber certificado, carteirinha e afiliação na Ordem Nacional de Psicanalistas, você contará com professores qualificados e material completo acessível por 2 anos, estágio e avaliação incluídos. Os horários são flexíveis, e você terá foco total na atividade prática, saindo pronto(a) para atuar na área.
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