Conheça a Psicanálise Infantil e como atuar com esse foco

Menina paciente oncológica participando de atividades lúdicas de Psicanálise Infantil, colorindo desenhos com a psicanalista ao seu lado.

Você conhece a Psicanálise Infantil? Essa abordagem da psicologia clínica possui teorias e técnicas distintas, criadas para compreender o psiquismo infantil e intervir com tratamentos adequados para essa fase da vida. 

Apoiada por uma versão intensiva da terapia lúdica, a Psicanálise Infantil baseia-se nos princípios do tratamento dos adultos, mas a forma de abordar os conflitos e impedimentos do desenvolvimento são adaptadas ao modo que as crianças interagem com o mundo. Afinal, para que elas possam se abrir com relação aos medos, sentimentos e problemas, é preciso ter uma atenção especial. 

 

Como surgiu a Psicanálise Infantil

Assim como a psicanálise tradicional, podemos encontrar a origem da Psicanálise Infantil no legado de Sigmund Freud. Porém, esse legado não se trata de um livro, mas de sua filha!

Foto antiga em preto e branco de Anna Freud jovem, uma das pioneiras da Psicanálise Infantil
Anna Freud, filha de Sigmund Freud e uma das pioneiras da Psicanálise Infantil

Anna Freud, em conjunto com Hermine Von Hug-Hellmuth e Melanie Klein, foram as primeiras psicanalistas a atenderem crianças. Caso você já tenha estudado sobre Freud, sabe que ele analisou o Pequeno Hans, de 3 anos. Mas essas observações foram feitas pelo pai da criança, que se encontrou apenas uma vez com o psicanalista.

O uso da clínica psicanalítica voltada para crianças começou com um estudo pedagógico, com a ação do profissional principalmente como auxiliar nos processos de aprendizagem.

A princípio, a abordagem ficava em compreender a parte consciente do paciente – ou o Ego – e de forma secundária o inconsciente, mas desde o início com a valorização de processos como sonhos, fantasias diurnas, desenhos e com o uso de jogos (como aponta David E. Zimerman em seu livro Manual de Técnica Psicanalítica: Uma Re-Visão).

Melanie Klein propôs uma modificação básica da psicanálise, substituindo a fala do paciente pela associação livre pelo brincar como material clínico. Ou seja, a brincadeira passou a ser uma via de acesso aos conteúdos do inconsciente da criança, de maneira equivalente à linguagem verbal do adulto.

A compreensão sobre a técnica do brincar trouxe a compreensão da vida mental primitiva. A partir desse momento, foi possível elaborar a caixa de brinquedos (ou caixa lúdica), uma ferramenta conhecida do profissional de Psicanálise Infantil.

 

O uso da Caixa Lúdica na Psicanálise Infantil

A Caixa de Brinquedos/Caixa Lúdica, introduzida por Arminda Aberastury, é um recurso para ajudar na representação do mundo interno da criança, além de contingente de suas representações inconscientes e relações objetais (relações emocionais entre sujeito e objeto, saiba mais sobre a teoria aqui). Por exemplo, existem psicoterapeutas que aderem ao uso de uma Caixa Lúdica diferente para cada criança, o que não é regra, mas ajuda a personalizar e aprofundar a abordagem.

Menina loira brincando com pandeiro, sentada em sua caixa lúdica da sessão de terapia em Psicanálise Infantil.
Garotinha brincando com um pandeiro de sua caixa lúdica

Não existe uma regra sobre o que escolher para compor a Caixa Lúdica. Entretanto, é importante antecipar o modo que certas brincadeiras podem se desenrolar, podendo levar à necessidade de um ambiente adequado ou materiais de limpeza para “organizar” o espaço após o uso. Por exemplo, se você escolher um pincel e tinta, será preciso deixar à sua disposição também papel, toalha e água para a limpeza de manchas, além de considerar um ambiente adequado para facilitar a organização após a sessão.

A caixa lúdica é uma “caixa de ferramentas” e não um fim em si mesma sendo utilizada pelo psicanalista infantil como uma forma de acessar o conteúdo do inconsciente infantil através da brincadeira. 

De forma geral, a caixa em si pode ser composta de madeira, plástico ou papel, geralmente personalizada para ser atrativa e amigável para as crianças. Os itens mais usados por psicanalistas são: 

  • Papéis sulfite (brancos e coloridos);
  • Papel kraft;
  • Lápis (grafite e coloridos);
  • Aquarela;
  • Apontador;
  • Giz de cera;
  • Massinha;
  • Retalhos;
  • Perflex;
  • Cola (bastão e/ou líquida);
  • Fita adesiva;
  • Barbante;
  • Jogos de mesa, como damas e dominó;
  • Brinquedos: fazendinha, família terapêutica, carrinhos, casinhas, etc.

Deve ser dada atenção especial para a opção de incluir borracha e/ou tesoura sem ponta. Estes objetos são interessantes para ajudar o psicanalista a analisar como a criança lida com suas frustrações ao ter a possibilidade, ou não, de apagar falhas e separar objetos.

A Caixa Lúdica é utilizada para observar o modo que a criança explora ou não cada material, a forma que os organiza e estrutura brincadeiras, a temática dessas brincadeiras, bem como suas regras, histórias, situações e conflitos emergentes.

 

Quais questões são tratadas pela Psicanálise Infantil?

A psicanálise infantil é indicada para quase todas as dificuldades que a criança possa estar vivenciando, mas nem sempre será a única a atuar no tratamento de problemas psicológicos. 

Pode ser necessário, por exemplo, uma terapia em conjunto com Fonoaudiólogos, Nutricionistas, Terapeutas Ocupacionais ou até mesmo o suporte médico, com o apoio de alguma medicação. 

A Psicanálise Infantil pode atuar tanto REFERENCIADA por alguma outra especialidade como no primeiro atendimento das demandas da criança. Alguns exemplos de comportamentos que podem ser mediados a partir da Psicanálise Infantil são:

  • Irritabilidade persistente e/ou tristeza com menor interesse ou prazer na vida diária;
  • Inibições marcadas que interferem na socialização e/ou aprendizagem;
  • “Regressões” recorrentes em crianças que, de outra forma, têm alto desempenho;
  • Ansiedades excessivas, como ansiedade de separação, algumas fobias e preocupações crônicas;
  • Infelicidade com o papel de gênero;
  • Relações altamente conflituosas com os pais e/ou irmãos, apesar de funcionar adequadamente em outros lugares;
  • Medo de crescer ou envelhecer;
  • Resistência a assumir as exigências da próxima fase de desenvolvimento, incluindo o apego a padrões anteriores de comportamento de maneira regressiva;
  • Má socialização com grupos;
  • Falta de vontade de aceitar críticas e/ou excessiva sensibilidade a lesões à autoestima, com reações como o derrotismo ou a resistência ao aprendizado; 
  • Extremo perfeccionismo e/ou rituais que interferem na adaptação social ou escolar;
  • Reações não resolvidas, persistentes com relação a traumas de infância, como perda de um dos pais, divórcio ou abuso.

Como esses comportamentos podem fazer parte de diversos diagnósticos, é recomendado que a criança seja acompanhada por outros especialistas em um trabalho em conjunto com a Psicanálise Infantil. 

Porém, o método pode beneficiar crianças com espectro autista ou psicóticas, especialmente se já foram diagnosticadas por um psiquiatra.

 

Por que a Psicanálise Infantil é especial e necessária?

As crianças não costumam revelar seus pensamentos e sentimentos mais íntimos prontamente. Principalmente para adultos que não fazem parte significativa de suas vidas. Desse modo, as palavras são a principal escolha para expressar a experiência traumática, e o analista precisa dedicar tempo e esforço em cada paciente. A capacidade de usar palavras por conta própria para explorar a mente é uma conquista de desenvolvimento, geralmente alcançada apenas na adolescência

Profissional de Psicanálise Infantil anotando sobre as expressões não verbais de sua paciente, que segura um rosto triste ilustrado em papel sobre sua face.
Psicanalista avaliando expressões não-verbais

Por isso, a Psicanálise Infantil é uma abordagem que tem muito a contribuir para ajudar crianças. Ela ajuda a evitar sofrimentos no futuro e situações mal resolvidas, impedindo que se tornem um peso carregado por toda a vida. As atividades lúdicas tornam essa tarefa mais prazerosa para a criança, e revelam diversos aspectos de sua mente sem causar desinteresse pelo atendimento.

 

Como se tornar um psicanalista infantil

A formação completa em Psicanálise Infantil está disponível na Baroni Educar. O curso traz toda base teórica e prática para o atendimento terapêutico de crianças de 4 a 12 anos de idade. Você também terá acesso às técnicas usadas em consultório, e aprenderá a melhor maneira de orientar os pais de cada paciente.

Após o curso, você poderá atuar como psicanalista, estando habilitado para abrir seu próprio consultório ou associar-se a consultórios terapêuticos. Além disso, você poderá optar pela atuação corporativa, como em hospitais e escolas, e atender online.

Os alunos do curso de psicanálise do Baroni Educar saem com filiação de um ano na Ordem Nacional de Psicanalistas. Não há qualquer obrigação com a manutenção da filiação por parte do estudante. As filiações e conselhos são tratados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (2515.50/2002), Ministério Público Federal (parecer 309/88) e da Saúde (Lei 12.933/08).

A formação anterior em psicologia não é necessária, pois o curso oferece a formação completa profissional em psicanálise, prática clínica terapêutica. 

Os únicos pré-requisitos para a sua certificação serão:

  • Entrega completa da documentação
  • Aprovação em todas as avaliações (18 avaliações)
  • Cumprimento de 200 horas de atividade complementar
  • Cumprimento de 200 horas de estágio
  • Cumprimento de 100 horas de análise pessoal

Além de receber certificado, carteirinha e afiliação na Ordem Nacional de Psicanalistas, você contará com professores qualificados e material completo acessível por 2 anos, estágio e avaliação incluídos. Os horários são flexíveis, e você terá foco total na atividade prática, saindo pronto(a) para atuar na área.

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