O estágio está presente na vida de todo estudante de graduação. Porém, muitos não conhecem de fato qual a importância dessa atividade. Muito mais do que benefícios na vida acadêmica, o estágio é essencial na vida profissional e até mesmo na vida pessoal.
Afinal, essa é a primeira oportunidade de viver o dia a dia da profissão, entrar em contato com profissionais mais experientes e compreender a dinâmica de uma empresa. A princípio, esses são os principais objetivos de um estágio: ir da teoria à prática.
Uma pesquisa realizada pela consultoria Companhia de Estágios aponta que 56% dos universitários brasileiros se sentem preparados para assumir uma vaga de emprego, e essa segurança se deve a um estágio bem aproveitado.
Por isso, para te ajudar a compreender o que o estágio pode significar para o seu futuro profissional, preparamos este artigo com os motivos que levam o estágio a ser uma etapa fundamental para o sucesso.
Além de conhecimento acadêmico: estágio é vivência
Estagiar é uma atividade que promove ao estudante uma união do conhecimento acadêmico com a experiência vivencial do ambiente de trabalho. Isso acontece pois o estágio é capaz de elucidar e complementar na prática os temas abordados nas aulas. Desse modo, o estudante pode reter melhor o conhecimento sobre a profissão escolhida.
Conforme o empenho e a dedicação do aluno durante seu programa de estágio, é possível que ele seja efetivado na companhia. Assim, o aluno conquista o primeiro trabalho de sua carreira, além de agregar a responsabilidade de ter uma profissão.
Com isso, o estágio oferece maneiras deste aluno conhecer e aprender as habilidades essenciais para a prática e aprimoramento de sua carreira profissional. É uma experiência que se leva para a vida.
Por que estagiar?
O estágio proporciona aos alunos os instrumentos de preparação para a introdução e inserção no mercado de trabalho, de modo que ainda seja um ambiente de aprendizagem. Assim, o aluno recebe acompanhamento pedagógico supervisionado pelo professor em sala de aula, garantindo que a experiência realmente agregue de forma positiva. Desta forma, o docente atua como um facilitador do processo de aprendizagem e profissionalização do aluno.
Apenas na experiência prática o aluno poderá observar o que realmente funciona no mercado. Os desafios reais ficam nítidos, e as habilidades mais exigidas ganham uma maior compreensão. Quem participa de um programa de estágio passa a ver de perto quais são as tendências e oportunidades para quem está prestes a se formar.
Através do estágio, é possível assumir um papel importante na sociedade, como protagonista e profissional qualificado. Essa prática também permite buscar benefícios como um intercâmbio; a construção de uma rede de contatos com pessoas influentes do meio corporativo (o chamado networking); o início de uma independência financeira por meio do estágio remunerado; além do direito a alguns benefícios, como alimentação e transporte.
Para o estudante, o estágio é a chance de mostrar sua dedicação e disciplina, agregando valor e conhecimento à sua carreira. Nesse sentido, é muito importante aproveitar as oportunidades de crescimento e desenvolvimento oferecidas durante o programa de estágio. Elas oferecem um novo olhar para o futuro, pois são portas abertas para um novo projeto de vida e carreira.
Como funciona um estágio
Para ser um estudante apto a estagiar, basta estar regularmente matriculado em cursos de instituições de ensino.
Veja abaixo os dois tipos de estágio:
- Obrigatório: é o estágio que consta na grade curricular do curso como parte obrigatória para a aprovação do estudante e a obtenção do diploma. Carga horária e programa são definidos no projeto do curso.
- Não obrigatório: uma atividade opcional, feita no horário oposto ao turno de aulas da graduação, como parte complementar à formação do profissional. A carga horária destinada ao estágio é acrescida à carga regular e obrigatória do curso.
No caso do estágio não obrigatório, a relação é firmada por meio de um Termo de Compromisso de Estágio entre o estudante contratado e a empresa contratante, com anuência obrigatória da instituição de ensino. Essa modalidade de trabalho não se configura como emprego, pode ser remunerada ou não e conta com recesso remunerado e auxílio-transporte.
Durante o período de estágio, como mencionamos anteriormente, o estudante também deve ter o acompanhamento de um professor-orientador da instituição de ensino onde está matriculado. Na empresa contratante, o aluno também será acompanhado por um supervisor. O objetivo da supervisão é assegurar ao universitário que o cenário do estágio garante o pleno desenvolvimento das atividades de aprendizagem, já que esta é a proposta do trabalho.
Conheça os direitos e deveres durante o estágio profissional
A realização de um estágio profissional é regulamentada na Lei nº 11.788 fundamentada em 25 de setembro de 2008. Nessa lei, aborda os direitos e deveres do acadêmico que está desenvolvendo o estágio, como, por exemplo:
- Carga horária de 6 horas diárias, sendo 30 horas semanais;
- O estágio não pode passar do período de 2 anos;
- É garantido ao estagiário no fechamento do período de 1 ano de realização do estágio, 30 dias de recesso que, preferencialmente, podem ser aproveitados em conjunto com as férias escolares.
Como encontrar um bom estágio
Embora o estágio não tenha as mesmas exigências de uma vaga de emprego formal, as empresas estão cada vez mais criteriosas sobre os candidatos para suas vagas de estágio. De acordo com a pesquisa da Companhia de Estágios, 52,3% dos estudantes entrevistados não veem diferença no nível de competitividade na seleção para vagas celetistas e para estágios.
Logo, é necessário se preparar para ter sucesso na busca por uma boa vaga. Confira algumas dicas:
1 – Conquiste boas notas
O bom desempenho acadêmico dá sinais positivos de comprometimento, responsabilidade e conhecimento para as empresas contratantes. Se você deseja se destacar entre os candidatos, aposte na dedicação para apresentar um histórico de graduação impecável.
2 – Valorize suas experiências
Embora um estudante possa se enxergar como alguém sem experiências relevantes, não se pode esquecer a importância das atividades desempenhadas na vida acadêmica. Além disso, o modo que você destaca o impacto que gerou nas atividades é algo muito observado e valorizado pelos recrutadores.
3 – Apresente um bom currículo
O currículo ideal para uma vaga de estágio deve ter uma estrutura clara. Você pode se guiar pelo objetivo de ajudar os recrutadores a encontrar as principais informações sobre suas experiências rapidamente. Por isso, inclua: informações de contato (de preferência com LinkedIn); suas experiências mais recentes (mesmo que informais: educacionais, cursos online, trabalho de pesquisa, etc); e suas habilidades-chave, como: comunicação, resiliência, criatividade, entre outros.
Gostou de saber mais sobre a importância do estágio? Coloque as dicas em prática e indique este artigo para quem está prestes a estagiar.
A Baroni Educar encaminha os alunos de todos os cursos de formação para vagas de estágio, algumas remuneradas e com boa possibilidade de efetivação. Para continuar aprendendo mais sobre vida acadêmica e possibilidades de carreira, acompanhe os conteúdos da Baroni Educar.