Essa é uma pergunta muito comum e que em muito inquieta as famílias, principalmente os responsáveis de crianças e jovens com algum tipo de necessidade especial ou dificuldade de aprendizagem.
Mesmo com pouca idade muitas crianças demonstram em suas habilidades, tanto físicas, quanto cognitivas e emocionais alguma debilidade ou dificuldade que as impedem de realizar as tarefas comuns à média geral da população, na faixa etária apresentada.
Na verdade, não há idade específica para se levar o filho ao psicopedagogo. Não há um padrão a ser seguido, não há uma cartilha pronta com todos os tipos de dificuldades e síndromes que demandem um cuidado especializado. No entanto, quando essas habilidades trazem algum sofrimento para essa criança ou para esse jovem, faz-se necessária uma intervenção especializada do psicopedagogo, que o auxiliará na sua reformulação de APRENDER.
A Psicopedagogia auxilia crianças e jovens nas dificuldades de aprendizagem, e como cada criança tem o seu desenvolvimento, não há um PADRÃO a seguir.
Lembrando que como não há uma idade específica para o indivíduo começar essa terapia da Aprendizagem, o responsável pode então levar a criança para realizar uma série de testagens com instrumentos apropriados da área, que é chamada de Fase do Diagnóstico Psicopedagógico.
A partir daí o psicopedagogo revelará aos pais as dificuldades que podem ser trabalhadas ou fazer um encaminhamento, se perceber que as dificuldades apresentadas devem ser tratadas com profissionais especializados em outras áreas. Assim, os responsáveis ficarão mais tranquilos, sabendo exatamente do que os seus filhos realmente precisam para se desenvolverem plenamente.