É muuuuuito importante que a família apoie os professores na educação escolar da criança. Muitas famílias tem compreendido essa importância e trabalhado em equipe com a escola.
A família é o principal e mais importante referência para a criança e também os responsáveis pela sua proteção e socialização. Independente da forma como essa família se apresenta na sociedade, ela exerce uma grande força na formação de valores culturais, éticos, morais e espirituais, que vem sendo transmitidos de geração em geração.
Esses valores vivenciados no ambiente familiar contribuem significativamente para a formação do caráter da criança, para a sua socialização e para o aprendizado escolar. Na sociedade atual, é cada vez mais significativa a participação dos pais na formação e na educação de seus filhos.
Porém, temos observado que nos últimos anos a família está deixando para a escola a responsabilidade da educação das crianças. Não está havendo de fato uma integração entre esses dois sistemas no que concerne as tarefas relativas ao aprendizado das crianças. Isso é muito prejudicial para as nossas crianças, pois elas começam a inverter muitos valores.
Se faz necessário que a família reveja essa situação e compreenda que isso prejudica não só a criança, mas a dinâmica familiar como um todo. A educação é um processo longo e trabalhoso e o apoio de cada família é essencial. Assim, as famílias devem perceber a sua importância para o pleno desenvolvimento das suas crianças, contribuindo para o crescimento dessa nova geração formadora de opiniões e tornando-os seres construtivos e autênticos.