A função de um diretor escolar vai além da administração, mas é também a principal figura de liderança da escola, por isso essa liderança precisa ser bem trabalhada, para que haja sucesso e harmonia no ambiente escolar. Assim, formar um gestor é formar um líder. O diretor não trabalha sozinho, mas é o líder do trio gestor.
O diretor escolar, como bom líder, deve reconhecer o seu papel de liderança assumindo as responsabilidades de que tal papel o encarrega. Isso não significa administrar sozinho ou ser autoritário. Pelo contrário, o bom líder reconhece capacidades e estimula a participação da equipe e de todos os envolvidos. No caso da escola inclui professores, funcionários, pais, alunos e comunidade na realização de atividades diversas. Além disso, valoriza e estimula as capacidades individuais de sua equipe, desenvolvendo cada um profissionalmente.
A liderança: um componente especial da gestão democrática
Como a gestão democrática pressupõe a mobilização e organização das pessoas para atuar coletivamente na promoção de objetivos educacionais, o trabalho dos diretores escolares se assenta sobre sua competência de liderança, que se expressa em sua capacidade de influenciar a atuação de pessoas (professores, funcionários, alunos, pais e outros) para a efetivação desses objetivos e o seu envolvimento na realização das ações educacionais necessárias para sua realização.
Conforme definido em Lück (2008), “alguns elementos emergem como características comuns de atuações de liderança efetiva e que, portanto, compõem o seu significado:
- Influência sobre pessoas, a partir de sua motivação para uma atividade.
- Propósitos claros de orientação, assumidos por essas pessoas.
- Processos sociais dinâmicos, interativos e participativos.
- Modelagem de valores educacionais elevados.
- Orientação para o desenvolvimento e aprendizagem contínuos”.
A partir desses componentes, a liderança se expressa como um processo de influência realizado no âmbito da gestão de pessoas e de processos sociais, no sentido de mobilização de talento e esforços, orientados por uma visão clara e abrangente da organização em que se situa e de objetivos que se devam realizar, com a perspectiva da melhoria contínua da própria organização, de seus processos e das pessoas envolvidas.
Como destaques básicos do exercício da liderança na escola, aponta-se:
- Disponibilidade em aceitar e expressar no trabalho com pessoas os desafios inerentes ao trabalho educacional, suas dificuldades e limitações, com um olhar para as possibilidades de sua superação.
- Estimulação do melhor que existe nas pessoas ao seu redor, a partir de uma perspectiva proativa a respeito das mesmas e de sua atuação.• Clareza a respeito da missão, visão e valores educacionais, assim como da participação das pessoas nessa compreensão e sua expressão em suas ações.
- Orientação com perspectiva dinâmica, inovadora e norteada para a melhoria contínua.
- Exercício contínuo do diálogo aberto e da capacidade de ouvir.
- Construção de oportunidades de participação e orientação para o compartilhamento de responsabilidades.
- Cultivo de atitudes que acompanham a expressão de comportamentos de liderança.
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