COMO TIRAR A CRIANÇA DA CAMA DOS PAIS E TER UMA NOITE TRANQUILA?
Muitos pais têm dificuldade em colocar seus filhos para dormir e encontram solução deixando as crianças ficarem em suas camas. Afinal é isso ou passar a noite em claro, não é?
Embora isso possa ser uma solução, é só temporária e, com o tempo, acaba se tornando mais um trazendo outros problemas, como:
Principalmente até 1 ano, dormir na cama com os pais é contraindicado pelos pediatras, pois põe em risco a vida do bebê, aumentando a chance de sufocamento e morte súbita.
Além das relações sexuais, a criança dormindo com os pais atrapalha que eles tenham uma discussão ou uma conversa mais séria sobre assuntos que não são pertinentes ao filho. Até mesmo ver um filme mais pesado deitado na cama é um problema, já que a criança pode acordar e acabar assistindo algo que não deve.
É impressionante o espaço que uma criança pequena ocupa na cama. Além de ficar desconfortável, o bebê na cama deixa os pais mais alertas e com o sono mais leve, dessa forma, por mais que durma uma boa quantidade de horas, ainda assim, se descansa pouco.
A criança que só dorme na cama dos pais demora mais a aprender a ficar sozinho, dormir em outros ambientes e a cortar o vínculo com os pais. Essas características acabam afetando a o desenvolvimento emocional e social da criança.
Como fazer o bebê dormir no berço?
Se você tem um bebê que dorme na sua cama ou no colo e acorda assim que vai para o berço, ou até fica no berço, mas sempre acorda chorando e desesperado, essas dicas podem ajudar.
Um dos motivos que levam a criança a despertar quando acorda no berço é que ela se assusta por acordar em um lugar diferente daquele no qual dormiu. Para evitar esse susto, coloque o bebê ainda acordado no berço. Ele deve estar muito sonolento, mas não dormindo completamente. Já no berço, continue cantando para ele e mantenha seu corpo junto ao dele. Você pode abraçá-lo, colocá-lo no berço e manter seus braços em torno dele, aos poucos vá tirando os braços até deixar só uma mão na barriguinha, para ele saber que você está ali, até que pegue no sono.
Com o tempo você vai encurtando o processo até colocar ele direto acordado no berço e deixar que ele durma sozinho.
Muitos pais utilizam o berço apenas para o bebê dormir, em alguns casos, nem para isso. Mas o berço precisa ser um lugar agradável para o bebê. Pendure um mobílie que o bebê goste e deixe ele apreciar o berço mesmo quando não for dormir. Converse com ele, brinque e leia histórias durante o dia para que ele entenda que não precisa se assustar e não veja o berço como um lugar desagradável onde a mãe 0 deixa e se afasta.
Não deixe o bebê chorando desesperado; isso só irá aumentar o estresse e ansiedade diante do berço. Sempre que ele acordar vá até o quarto e sem acender a luz ou falar com ele (para não despertar) coloque-o novamente para dormir.
Muitas vezes, até por conta do cansaço, os pais esperam o bebê chorar depois que acorda na esperança de que ele volte a dormir sozinho. Mas o ideal é não esperar que ele chore. No primeiro sinal de que está acordando vá até o berço. Se ele abrir os olhos e te ver, você pode fazê-lo voltar a dormir sem nem tirar do berço.
Temos que entender que todo bebê tem medo de ser abandonado, por isso o desespero quando acorda e não vê ninguém por perto. Se toda vez que ele acordar, logo ver o papai ou a mamãe ele entende que não será abandonado, o que o ajuda a dormir melhor
Se o bebê acorda muito, sugiro colocar um colchonete no quarto do bebê. O ideal é eu ele não te veja dormindo, mas sempre que acordar, você apareça rapidamente. Com o tempo ele vai dormindo melhor, até não precisar mais ficar indo ao quarto toda hora.
Todas essas técnicas levam tempo para surtir efeito. Levará alguns dias ou até semanas para que o bebê durma com tranquilidade no seu berço. Quanto mais novo o bebê, mais rápido ele se acostuma. Mas o tempo também varia de bebê para bebê. Independentemente do tempo que levar, persistência e coerência são fundamentais. É importante que se faça todos os dias da mesma forma até que o neném se acostume. Por mais cansativo que possa ser inicialmente, com o passar do tempo irá valer muito a pena para você e para seu filho.
Como fazer a criança no quarto dela?
Infelizmente você só teve acesso à essa matéria agora que seu filho já está maior e nunca dorme no quarto? Tudo bem, não é tarde demais ainda. Vamos para algumas técnicas que ajudam a criança a dormir a noite toda em seu quarto.
Muitos pais, por trabalharem durante o dia, acabam dando atenção à criança apenas durante à noite. Muitas vezes isso acontece na cama ou no sofá enquanto assistem algo na tevê, até porque os pais estão cansados e querem relaxar antes de dormir. Embora perfeitamente compreensível, essa dinâmica faz a criança querer “aproveitar o máximo da noite” com os pais. E dormir com eles é uma forma de compensar o tempo que não tiveram durante o dia.
Se for possível tirar parte da sua hora de almoço para dar atenção ao seu filho, faça, por mais cansativo que possa ser. Se essa não for uma possibilidade, ligue para a criança e pergunte sobre o dia, 15 minutos de atenção, mesmo que por telefone, durante o dia, já irá deixar seu filho muito mais tranquilo em relação ao tempo com você.
Mesmo à noite, quando chegar em casa, dedique tempo exclusivo para ele. Ver tevê ou simplesmente estar junto no mesmo cômodo não será suficiente para suprir a sua ausência. Então vá para brincar junto, fazer algo dedicado e voltado para a criança, deixe-a se sentir o centro das atenções naquele momento. Tempo com os filhos tem muito mais relação com qualidade do que com quantidade.
Essa mudança será muito importante, não só para a noite de sono, mas para todo o desenvolvimento psicológico e social da criança, melhorando a autoestima, reduzindo a ansiedade e ampliando a concentração.
Não é incomum o quarto de uma criança de 5, 7 anos ainda estar com a mesma decoração do quarto do bebê, de quando a criança nasceu. Naturalmente aquele quarto não tem nada de interessante para a criança. É importante deixar o espaço com a cara dela. Pinte a parede da cor que ela escolher, decida junto com ela o tema da decoração, deixe os brinquedos acessíveis (não guarde em armários ou caixas que a criança não alcance). Torne o quarto o cantinho dela, ela vai gostar tanto que terá prazer em passar mais tempo lá, inclusive dormindo.
Muito comum que as famílias tenham noites caóticas. É briga para dormir, disputa pela tevê e até confusão na hora do jantar. Tudo isso deixa a criança ainda mais agitada e sem vontade de ficar sozinha na cama.
Desenvolva um ritual antes de dormir. Uma sequência de ações que serão sempre repetidas, todos os dias, nos mesmos horários, que acaba com a criança deitada em sua cama. Por exemplo:
19h- jantar
20h-banho e escovar os dentes
20h30 – história para dormir (já na cama)
A rotina ajuda o corpo a entender que está chegando a hora de dormir e ele mesmo já vai liberando hormônios relacionados ao sono. Além disso, a rotina ajuda a reduzir a agitação da noite, facilitando o sono.
Seu filho não é mais um bebê. Está na hora de desenvolver conversas francas sobre ele estar crescendo e as mudanças que isso acarreta, para melhor e para pior. Explique que ele deve aprender a dormir no quarto e se precisar pode bater na porta dos pais para qualquer coisa. Deixe claro que seu amor só cresce a cada dia, mas ele precisa aprender a ser mais independente, pois em breve se tornará um rapaz/moça.
A verdade mais dura é que na grande maioria das vezes são os pais que querem manter a criança na cama. É difícil aceitar que seu bebê já cresceu e não precisa mais tanto de você. Por mais difícil que seja aprenda a desapegar, seu filho está sim crescendo e não há nada que se possa fazer para evitar. Aceite e curta essa nova fase da vida dele. Você não irá se arrepender.
Se você gostou dessas dicas vai gostar no nosso e-book como fazer o bebê dormir, e deixe nos comentários quais temas você gostaria que publicássemos nas próximas semanas e leia outros posts que poderão te ajudar a entender o seu filho. Conheça também o nosso site.