Projeto Pedagógico
O Projeto Político Pedagógico (PPP), também conhecido apenas como projeto pedagógico, é um documento que deve ser elaborado por cada instituição de ensino para orientar os trabalhos durante um ano, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Com o fim do governo militar, o Brasil passou por um processo de redemocratização, descentralizando as decisões sobre educação, dando mais liberdade às pessoas e escolas sobre o processo educacional. Na constituição de 1988 foi instituído o projeto pedagógico, entregando a construção da escola para os membros dela participantes.
O projeto político e pedagógico precisa ter o caráter de um documento formal, mas também deve ser acessível a todos os integrantes da comunidade escolar.
O que é o Projeto Político Pedagógico?
Um PPP é um guia de como a escola vai lidar com os desafios sociais e pedagógicos que enfrenta, que envolve a escola como um todo, incluindo alunos, pais, professores, funcionários e gestores e que consiga transformar sua própria realidade.
Esse documento precisa definir os objetivos da instituição de ensino e tem que ser acessível à comunidade escolar. Nele, serão considerados todos os âmbitos que compõem o ambiente educacional, como:
- A proposta curricular: conteúdos abordados em cada disciplina, divididos por ano de escolaridade e ano cronológico que será aplicado o conteúdo; deve ficar claro o que será ensinado e qual será a metodologia adotada. Além do conteúdo, os meios de avaliação e as metodologias abordadas pela escola também devem ser contempladas;
- Diretrizes sobre a formação dos professores: a formação de professores, além de obrigatória por lei, é uma forma de manter os professores constantemente atualizados. O documento deve conter a forma como os professores devem se organizar em torno da proposta curricular.
- Diretrizes para a gestão administrativa: define os cargos, funções e responsabilidades de cada funcionário administrativo da escola.
O documento deve conter um mapa das ações escolares, visando o melhoramento pedagógico e institucional.
PPP é uma ferramenta flexível
O PPP deve observar tanto a realidade escolar, quanto da comunidade. É importante que ele seja sólido para se manter apesar das controvérsias, mas também flexível, pois cada aluno tem suas individualidades, nenhuma turma é igual a outra, e cada professor tem uma habilidade que deve ser desenvolvida e aproveitada dentro do ambiente escolar. Isso significa que ele deve atender cada pessoa e o grupo como um todo, ao mesmo tempo. É por isso que essa ferramenta deve ser completa, funcionando como um guia para o grupo e flexível para que se adapte às necessidades de cada estudante.
Assim, é fundamental que a elaboração do PPP contemple:
- Plano de ação: ações pedagógicas da escola;
- Diretrizes pedagógicas: conteúdos e habilidades e competência a desenvolver dentro de cada disciplina;
- Quem são os envolvidos: Todo o corpo docente, funcionários e comunidade;
- Dados regionais sobre a aprendizagem: Compreender o entorno da comunidade escolar é fundamental para a criação; de um PPP que condiz com as necessidades dos alunos e pais;
- Contexto das famílias dos estudantes: os pais dos alunos são os principais “clientes” de uma escola, a educação e valores ensinados devem cumprir as expectativas dos pais em relação aos seus filhos;
- Recursos: Tudo que a escola vai precisar para seguir o PPP.
A construção do PPP deve ser colaborativa e toda a comunidade escolar deve se mobilizar para seguir e cumprir o PPP.
Não existe um método correto para a construção do Projeto Político Pedagógico, mas normalmente é construído das seguintes formas:
- Pelo conselho Escolar: grupo que conta com representantes de todos os segmentos da sociedade.
- Pela participação individual: cada membro tem a oportunidade de votar
- Pela formação plenárias: onde se reúne a comunidade escolar da discutir o PPP
- Pela equipe de especialistas: as escolas contratam um grupo especializado para elaborar consultar a comunidade, elaborar o PPP e montar e apresentá-lo.
Muito importante é que o PPP não deve ser criado para ser mantido na gaveta. Assim, fazer o PPP é o primeiro passo, e deve ser constantemente revisto e reajustado.
O que tem em um Projeto Pedagógico?
1.APRESENTAÇÃO: apresentação do documento
2. IDENTIFICAÇÃO DO ESTABELECIMENTO: Dados e histórico do estabelecimento
3. MARCO SITUACIONAL: pode conter:
- Características Da Comunidade
- Limites E Possibilidades
- Índices De Aprovação
- Relação Escola-Comunidade
- Organização Da Hora-Atividade
- Formação Inicial e Continuada
4. MARCO: pode conter:
- Projeto Político Social
- Concepção De Currículo
- Concepção De Sociedade
- Concepção De Homem
- Concepção De Educação
- Concepção De Ensino-Aprendizagem
- Concepção De Avaliação
- Concepção De Cultura
- Concepção De Escola
- Concepção De Conhecimento
- Concepção De Cidadão E De Cidadania
- Gestão Democrática
- Conselho Escolar
- Representantes De Turma
- Associação De Pais, Mestres E Funcionários
- Conselho De Classe
- Critérios Para Aprovação/Reprovação No Conselho De Classe
- Diversidade Cultural E Inclusão
- O Funcionário E Sua Atuação No Espaço Escolar.
Gostou o assunto? Se quiser saber mais sobre projetos e administração escolar deixe nos comentários.
Baixe também o e-book gratuito: o que é preciso para se tornar um bom gestor escolar?